Dunga perde titular e característica da seleção vai mudar na Copa América
05/05/15 12:26Dunga perdeu um titular para a Copa América. E o time terá que mudar sua forma de jogar.
Oscar esteve entre os 11 que começaram jogando em sete das oito partidas que Dunga comandou a seleção brasileira nesta segunda passagem.
Ficou fora apenas no último, contra o Chile, em Londres, porque o técnico quis testar outros atletas e colocou em campo uma equipe com “reservas”.
Surpreendeu o nome do meia de 23 anos, titular na Copa-2014, ficar fora da lista de 23 convocados para a Copa América, nesta terça (5), no primeiro torneio oficial depois do Mundial, mas Dunga explicou que ele se machucou em seu clube, o Chelsea.
Em seu lugar foi convocado Everton Ribeiro, ex-Cruzeiro, atualmente no Al-Ahli, dos Emirados Árabes, mas o meia não é o favorito para ocupar o lugar de Oscar.
Philippe Coutinho, 22, destaque do Liverpool nesta temporada, esteve em todas as convocações de Dunga até o momento. Contra o Chile, foi testado no lugar de Oscar, e agradou.
Ele é o favorito para ser o novo titular da seleção brasileira, pelo menos nos amistosos pré-Copa América, contra o México, dia 7 de junho, no estádio do Palmeiras, em São Paulo, e Honduras, dia 10 de junho, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Isso deve fazer com que o time mude um pouco a característica. Sai um Oscar que joga mais cadenciado, e entra o arisco Coutinho, que tem um jeito de atuar mais parecido com o de Neymar.
Além de Coutinho e Everton, uma outra opção seria Douglas Costa, mas hoje o atleta do Shakhtar Donetsk é reserva imediato de Willian, não de Oscar.
Leia mais: Veja os adversários do Brasil na Copa América
O time
Com base na lista, o time ideal do treinador, neste momento, seria Jefferson; Danilo, David Luiz (ou Thiago Silva), Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Philippe Coutinho; Neymar e Diego Tardelli.
A disputa mais acirrada é de quem será o companheiro de Miranda na zaga. Da dupla titular na Copa-2014, Thiago Silva e David Luiz, um vai sobrar. E, neste momento, a balança pesa favoravelmente a Thiago Silva.
Nos dois últimos amistosos, contra França e Chile, a dupla foi Thiago/Miranda. David estava machucado, mas o detalhe é que Dunga repetiu a dupla de zaga nos dois jogos citados enquanto mudava quase todo o restante do time. Dunga queria observar mais detalhadamente como se saíam os dois jogadores, que nunca tinham atuado juntos.
Há mais questões a se debater sobre o time que Dunga usará. No meio, Elias parece ter um pouco de vantagem sobre Fernandinho, mas não tem atuado bem pelo Corinthians.A avaliação da comissão técnica é que Elias dá mais velocidade e qualidade na saída de bola, mas em algum momento a melhor marcação de Fernandinho pode fazer diferença.
No ataque, Diego Tardelli perdeu as duas últimas convocações de Dunga (a primeira por causa do Brasileiro, ainda estava no Atlético-MG na reta final da competição, e a segunda por lesão já no Shandong Luneng, da China).
O próprio Dunga admitiu que Tardelli, por jogar na China agora, será pressionado. E Firmino, opção para a posição, agradou nso quatro jogos que fez pela seleção, marcando inclusive um golaço contra a Áustria. O parceiro de Neymar pode estar em aberto na Copa América do Chile.
Dunga manteve a palavra e convocou somente atletas que já havia chamado em algum momento desde agosto, quando fez a primeira lista para enfrentar Colômbia e Equador nos EUA.
Surpresa mesmo foi Casemiro, do Porto, que havia atuado apenas 18 minutos contra a Turquia, outros 8 minutos frente à Áustria, em novembro, e está convocado. Ocupou a vaga de Souza, do São Paulo, que Dunga admirava mas achou que foi muito mal no amistoso contra o Chile, em março.