Del Nero se afasta da seleção e crise pode afetar Dunga e Gilmar Rinaldi
03/06/15 15:22O esquema de corrupção na Fifa, Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e Concacaf (Confederação das Américas Central, do Norte e Caribe) desbaratada pelo FBI, a polícia federal dos EUA, afetará a seleção brasileira a curto e a média prazo.
Num primeiro momento, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, se afastará de convívio mais próximo da seleção. Ele não pretende deixar o Brasil enquanto o terremoto não diminuir e seu cargo estiver a perigo.
Há indícios de que Del Nero seja um dos cartolas se nome (os coconspiradores) citados na investigação norte-americana, e ele junta apoios no Brasil das federações locais para tentar evitar a renúncia – se bem que, caso seu nome seja escancarado, será difícil se segurar no posto.
Por isso não espere ver Del Nero no Chile durante a Copa América, que começa no próximo dia 11 e, para o Brasil, três dias depois contra o Peru.
Gilmar Rinaldi, o coordenador de seleções colocado no cargo em julho de 2014 por sugestão de Del Nero, então o todo poderoso vice da CBF de José Maria Marin, tomará as decisões pelo chefe. ]
Por exemplo: terá carta branca para discutir com os líderes do elenco o valor da premiação em caso de conquista da Copa América.
João Dória Jr, empresário do ramo de televisão e um dos manda-chuva de um grupo de lideranças empresariais, será o chefe de delegação, cargo simbólico, em que representa a CBF em eventos oficiais sem importância para o torneio em si.
Del Nero não pretende mudar a indicação, mas o Blog ouviu de pessoa próxima que ele, neste momento, se sentiria melhor se acompanhando a seleção estivesse uma pessoa mais ligada ao futebol, um cartola, que entendesse a crise e conseguisse colocar panos quentes.
Leia mais: Dunga convoca Fred para o lugar de Luiz Gustavo
A médio prazo, a preocupação do técnico Dunga e de Gilmar Rinaldi dependerá de como a investigação afetará ou não Del Nero.
Caso ele caia da presidência, a situação de ambos vira um gigante ponto de interrogação e a prepração da seleção para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, poderá ter uma reviravolta.
Pelo estatuto da CBF, Delfim Peixoto, vice mais velho (por idade) e que preside a Federação de Santa Catarina, assumiria. Mas é possível que haja algo parecido com o que vai ocorrer na Fifa, e pressão faça com que haja nova eleição.
Dependendo quem assumir, Dunga e Gilmar não estariam seguros no cargo. Já há na CBF quem veja na saída de Del Nero e Marin a chance de contratar um técnico renomado de fora do país. Sim, pense em Guardiola.
CONVOCAÇÃO
Surpreendeu Dunga escolher Fred para o lugar do cortado (machucado) Luiz Gustavo.
O meia do Shakhtar Donetsk de 22 anos estava entre os sete reservas listados para a Copa América, e participará dos amistosos contra México, domingo (7), e Honduras, quarta (10).
Mas Dunga poderia chamar quem quisesse, e Fred não é primeiro volante como Luiz Gustavo. Aliás, não há no elenco agora um jogador com característica de “primeiro volantão”, que Dunga adora.
O mais próximo disso é Casemiro – também estão em Teresópolis Elias e Fernandinho.
A convocação de Fred mostra que Dunga já está levando muito a sério a Olimpíada de 2016, no Rio — Fred tem idade olímpica (sub-23).