A posição que Dunga mais terá dor de cabeça para os próximos anos
01/06/15 15:09A convocação de Geferson, jogador de 21 anos do Internacional, para a Copa América surpreende porque ele jamais havia sido chamado para o time principal ou olímpico (sub-23), mas reforça que a renovação nas laterais da seleção é o problema para Dunga neste momento.
Na direita, Danilo, 23, é o titular, e não há muito o que questionar. Titular do Porto, a ótima fase o fez ser negociado a peso de ouro (R$ 108 milhões) ao poderoso Real Madrid. Mas e seu reserva?
Dunga havia pensado em dar mais uma chance ao veterano Maicon, 33, convocado para os primeiros amistosos da nova era do treinador, em setembro passado, nos EUA.
Leia mais: Seleção se apresenta e Neymar não enfrenta o México
Mas Maicon pisou na bola, chegou atrasado em uma reapresentação de folga, disse que não sabia se queria seguir na seleção no ciclo até a Copa de 2018, na Rússia, e foi liberado.
Dunga, então, testou: Mário Fernandes, 23, ex-Grêmio atualmente no CSKA Moscou, da Rússia, e Fabinho, 21, do Monaco.
Ao ter confirmada sua posição como técnico do time olímpico, que tentará o ouro inédito nos Jogos do Rio, Dunga optou por Fabinho na Copa América, já que ele tem idade olímpica.
O mesmo raciocínio foi usado para chamar Geferson, do Inter, com a diferença que o atleta não havia tido chance – Fabinho teve duas convocações, inclusive substituindo Maicon nos EUA.
Na esquerda, Dunga havia desistido de renovar por falta de opções. Filipe Luís, o titular, tem 29 anos, e tem sido reserva no Chelsea. Mas é um dos mais elogiados internamente pela comissão técnica da CBF, principalmente por sabe marcar.
O reserva dele na Copa América seria Marcelo, 27, titular do Real Madrid, titular na Copa-2014, mas que não se dá tão bem com Dunga – resquício das más atuações e relacionamento ruim nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Antes, Dunga havia chamado Alex Sandro, outro do Porto, sem sucesso (jogador esteve machucado) e Dodô, da Inter de Milão, e não gostou. Preferiu superar qualquer trauma com Marcelo e convocá-lo, mas uma lesão tirou o jo0gador do Real do torneio.
Sem opções, preferiu olhar para frente, para a Olimpíada, e vai testar Geferson. Quando assumiu, Dunga disse que a prioridade são as Eliminatórias para a Copa-2018, que começam em outubro.
Nas laterais, pelo menos, a Copa América servirá como observatório.