Dunga tem disputa por vaga de titular em quase metade do time
26/05/15 14:39Dunga iniciará os treinamentos no centro de treinamento da CBF, na Granja Comary, na próxima segunda (1) com um time base em mente para iniciar a Copa América, duas semanas depois.
Mas há disputas em aberto em alguns setores, que devem tornar interessantes esses 14 dias e os dois amistosos pré-competição, dia 7 de junho, contra o México, no estádio do Palmeiras, em São Paulo, e dia 10, frente a Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Hoje, o time base seria Jefferson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Philippe Coutinho; Neymar e Diego Tardelli. Mas…
Leia mais: Veja os sete reservas para a Copa América
ZAGA
Dunga deve iniciar o trabalho com Thiago Silva e Miranda como titulares. Pode parecer estranho, já que ambos só foram jogar juntos nos dois últimos amistosos, contra França e Chile, mas Dunga fez esse teste justamente porque não sente confiança em David Luiz. Mesmo assim, o carismático zagueiro entra na briga com Thiago Silva, que terá de mostrar que psicologicamente estará bem para defender a seleção novamente.
LATERAL ESQUERDA
Filipe Luís é um dos queridinhos de Dunga, muito elogiado desde que o técnico assumiu, em julho de 2014. Mas Marcelo é, reconhecidamente, mais talentoso. Filipe Luís marca melhor, tem mais segurança, mas se Dunga precisar de ousadia, pode rever o titular da posição.
SEGUNDO VOLANTE
Elias terminou os amistosos como titular, mas está em péssima fase no Corinthians. Fernandinho seria o favorito para ocupar a vaga caso Elias vire reserva, mas é bom prestar atenção em Casemiro. Se treinar bem, pode surpreender.
VAGA DO OSCAR
Oscar foi titular em sete dos oito jogos que Dunga comandou desde que voltou à seleção brasileira. Machucado, ficou fora da Copa América, o que abriu espaço entre os titulares. Favorito para a vaga, no momento, é Phillipe Coutinho, mas Dunga tem outras opções, até se quiser mudar o esquema tático.
Poderia usar dois atacantes mais próximos da área, colocando Firmino com Tardelli, ou então Douglas Costa ou Everton Ribeiro, que cadenciariam mais o jogo. Ainda há Robinho (imagina ao lado de Neymar e de um centroavante?). A saída de Oscar abriu um leque de opções para o treinador.
CENTROAVANTE
Tudo bem, Diego Tardelli e Firmino não são aqueles camisas 9 clássicos, mas são as opções de Dunga. Por enquanto o técnico ainda confia em Tardelli, apesar de ele estar escondido na China e de ter se machucado na última convocação. Isso fez com que Firmino mostrasse trabalho, e dependendo dos treinos e amistosos não é impossível Tardelli virar banco.