Os 19 jogadores (praticamente) certos na lista de Dunga para a Copa América
30/03/15 15:02De São Paulo – Em 5 de março, dia que Dunga convocou os 23 jogadores que enfrentariam França e Chile nos amistosos do mês, o blog listou os 16 jogadores que estavam praticamente garantidos na Copa América de 2015.
Eram os 16 da “família Dunga”, que estiveram em todas as convocações, ou ganharam a confiança do técnico mesmo faltando a uma ou duas listas por lesão ou impossibilidade de convocação devido às finais do Brasileiro-2014.
Depois das vitórias de 3 a 1 sobre a França, na quinta (26), e 1 a 0 diante do Chile, no domingo (29), a lista cresceu.
Avaliação da comissão técnica é que mais três jogadores carimbaram vaga na Copa América: o goleiro Diego Alves, do Valencia, como reserva imediato de Jefferson, o lateral esquerdo Marcelo, como suplente de Filipe Luís, e, claro, o atacante Roberto Firmino, como o quarto e último atacante da lista.
A formação do ataque titular tem uma peculiaridade: Neymar é unanimidade, e Diego Tardelli era seu parceiro ideal.
Mas a lesão do atacante do Shandong Luneng, ausente nos jogos na Europa em março, deram chance a Firmino jogar bem, marcar, e se candidatar a titular na Copa América.
Na zaga, os quatro nomes estão certos, mas Dunga quis testar a dupla Thiago Silva/Miranda nos dois jogos amistosos, o que indica dúvida entre Thiago e David Luiz como titular para o torneio continental.
Veja os 19 praticamente garantidos:
GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Diego Alves (Valencia)
LATERAIS
Danilo (Porto)
Filipe Luís (Chelsea)
Marcelo (Real Madrid)
ZAGUEIROS
Miranda (Atlético de Madri)
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
VOLANTES
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)
MEIAS
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
ATACANTES
Neymar (Barcelona)
Diego Tardelli (Shandong Luneng)
Robinho (Santos)
Firmino (Hoffenheim)
Sobrariam quatro vagas. Como Dunga disse que não vai chamar atletas que nunca foram convocados, em parênteses quem já foi testado, e em negrito o favorito, e quais as posições a fechar:
– um goleiro (Marcelo Grohe-Grêmio, Neto-Fiorentina e Rafael Cabral-Napoli)
– um lateral, o reserva da direita (Alex Sandro-Porto, Fabinho-Monaco e Mário Fernandes-CSKA)
– um volante (Ramires-Chelsea, Souza-São Paulo, Rômulo-Spartak Moscou e Casemiro-Porto) – Souza era o favorito, mas atuação ruim contra o Chile deixa esta posição como a principal dúvida.
– um meia (Douglas Costa-Shakhtar Donetsk, Lucas-PSG, Kaká-Orlando City, Everton Ribeiro-Al-Ahli, Ricardo Goulart-Guangzhou Evergrande, Anderson Talisca-Benfica e Fred-Shakhtar Donetsk).