Dunga teve cortes em todas as convocações que fez até o momento
23/03/15 09:34De Vitória – Dunga não conseguiu reunir todos seus escolhidos nas quatro convocações que fez desde que retornou ao comando da seleção brasileira.
Em todas as convocações precisou fazer cortes por lesões, e uma por indisciplina – Maicon, nos primeiros amistosos contra Colômbia e Equador, nos EUA.
Já foram 11 cortes, panorama bem diferente de quando assumiu a seleção pela primeira vez, após a Copa do Mundo de 2006. Nas quatro primeiras convocações daquela vez, só teve que fazer um corte por lesão – Edmilson foi cortado e Tinga convocado em seu lugar para um amistoso contra a Suíça, em novembro de 2006.
Se não pode contar com o que pensa ser o melhor naquele momento, Dunga é obrigado a fazer testes, e com isso os cortados perdem espaço e reservas ou aqueles chamados de última hora ganham a confiança do treinador.
Na lateral direita, sem Maicon, que chegou atrasado na reapresentação da folga em Miami, Danilo ganhou a titularidade.
No meio de campo, Elias hoje briga para ser titular depois que Fernandinho e Ramires perderam jogos por lesões.
Ricardo Goulart, que ganhou oportunidade na primeira lista do treinador, foi desconvocado porque estava machucado na segunda, perdeu a terceira porque nenhum atleta que atuava no Brasil foi chamado, devido a reta final do Brasileiro, e deixou de ter a confiança do técnico.
Vendido do Cruzeiro para a China, Goulart foi esquecido para os jogos dessa semana contra a França, quinta (26), e Chile, domingo (29).
Robinho é outro que não perdeu oportunidade. Lembrado para substituir Hulk nos primeiros amistosos, só esteve de fora dos jogos de novembro, porque seu Santos disputava a reta final do Brasileiro.
E Hulk, titular na Copa do Mundo de 2014, caiu em desgraça com o treinador. Até hoje Dunga acha que o atleta e seu clube, o russo Zenit, exageraram a lesão para não liberá-lo.
Para os jogos dessa semana, Dunga precisou cortar seu centroavante titular, Diego Tardelli, o que deve dar oportunidade a Roberto Firmino começar um jogo pela primeira vez.
Os zagueiros David Luiz e Marquinhos também foram desconvocados, fazendo Gil voltar e outro estrear: Gabriel Paulista, do Arsenal, debuta na seleção.
VEJA OS CORTES QUE DUNGA FEZ NESSA SEGUNDA PASSAGEM
Jogos de setembro (EUA)
Alex Sandro saiu e Marcelo entrou
Hulk saiu e Robinho entrou
Maicon saiu e Fabinho entrou (por indisciplina)
Jogos de outubro (China e Cingapura)
Ricardo Goulart saiu e Kaká entrou
Ramires saiu e Souza entrou
Fernandinho saiu e Rômulo entrou
Jogos de novembro (Turquia e Áustria)
Rômulo saiu e Fred entrou
Lucas saiu e Anderson Talista entrou
Jogos de março (Paris e Londres)
Marquinhos saiu e Gabriel Paulista entrou
David Luiz saiu e Gil entrou
Diego Tardelli saiu e Luiz Adriano entrou