Áudio de Rafinha explica um pouco certa ausência na lista de Dunga
17/03/15 10:10De São Paulo – O áudio vazado de Rafinha criticando os brasileiros que jogam no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, explica um pouquinho escolhas do técnico Dunga em sua última convocação para a seleção brasileira.
Resumindo, Rafinha disse que os brasileiros desdenharam do Bayern de Munique, um dos melhores times do mundo.
Especificamente Douglas Costa, segundo a aspa de Rafinha, questionou o meia Bastian Schweinsteiger, um das estrelas alemãs, de “quem seria ele”. Ao fim do jogo, que acabou num acachapante 7 a 0 para o Bayern, Douglas Costa quis trocar de camisa com Schweinsteiger, que recusou. Disse ao brasileiro que ele deveria aprender a ter respeito.
Rafinha depois disse que era uma brincadeira, mas o estrago estava feito: a arrogância, uma faceta de jogadores muito conhecida nos bastidores do futebol, acabava escancarada justamente por um colega de trabalho.
Rafinha citou o centroavante Luiz Adriano entre “a molecada nojenta” (palavras de Rafinha) do Shakhtar. Luiz Adriano é o artilheiro da Liga dos Campeões, o maior campeonato de clubes do mundo, com nove gols, à frente de craques como Cristiano Ronaldo e Messi.
Sem poder convocar Diego Tardelli para os amistosos de novembro, porque o atacante defendia o Atlético-MG na reta final do Brasileiro, Dunga optou por dar uma chance a Luiz Adriano.
Ele foi titular contra Turquia e Áustria, e não foi bem dentro de campo. Fora dele, não se mostrou jogador de grupo, apurou o blog, algo que Dunga vem batendo na tecla de que é importantíssimo em sua seleção.
Na convocação para os amistosos de março contra França (dia 26, em Paris) e Chile (dia 29, em Londres), Tardelli voltou e para sua reserva Dunga chamou Roberto Firmino, do Hoffenheim (Alemanha). Luiz Adriano, o artilheiro da Europa, ficou fora.
Do Shakhtar, quem ganhou chance mais uma vez foi justamente Douglas Costa. Dunga o vê neste momento como reserva ideal para Oscar. Douglas esteve a ponto de ficar fora: Felipe Anderson, que tem jogado um bolão na Lazio, foi cogitado, mas ficou fora da lista da seleção principal e foi chamado por Gallo para dois amistosos da seleção olímpica, também em março.
Douglas Costa voou nos treinamentos na Turquia e na Áustria, e Dunga quer vê-lo novamente em ação. Mas atitudes como desdenhar de Schweinsteiger podem fazer com que Costa veja Felipe Anderson na Copa América.