Primeiro semestre quase sem data Fifa poderia priorizar treinamento
05/12/14 17:38De São Paulo – Mano Menezes fez isso em sua segunda convocação, ainda em 2010.
Sem arrumar adversários interessantes para a data Fifa de setembro daquele ano, ele convocou 22 jogadores que atuavam em clubes europeus para um período de treinos em Barcelona, na Espanha.
Sem jogo, apenas treinos e jogo-treino.
A principal reclamação de técnicos da seleção brasileira é o pouco período que têm para treinar para competições importantes.
Pegue como exemplo as três primeiras datas Fifa da nova era Dunga.
Em um espaço de dez dias se faz dois jogos e, efetivamente, tem quatro dias para treinos, já que a comissão técnica tem dado folga de um dia a seus jogadores e o pós-jogo é sempre dedicado a recuperação física daqueles que jogaram mais de 45 minutos.
Esses quatro dias de treinos, somados a mais uma data Fifa, a de março de 2015, darão a Dunga praticamente 16 treinamentos até convocar o time para a Copa América do Chile, em maio. Pouco, como sempre.
Leia mais: Brasil já tem primeiro adversário para 2015
Em março, a CBF já anunciou um amistoso contra a França, dia 26, no palco da decisão da Copa de 1998, o Stade de France.
O período Fifa para este mês vai de 23 a 31 de março, e a entidade e sua parceria comercial para jogos amistosos procura um outro rival para o mês.
A seleção tem enfrentado rivais fortes, conseguiu seis vitórias em seis jogos sofrendo apenas um gol após o fracasso na Copa-2014, mas 2015 será um ano com apenas uma data Fifa no primeiro semestre.
Dunga poderia em março realizar apenas um amistoso e priorizar treinamento com a base que será chamada para a Copa América.