Neymar como capitão da seleção
04/09/14 07:30De Miami – Dunga deve anunciar nesta quinta-feira (4) o capitão da seleção brasileira para os dois primeiros amistosos nesta retomada como técnico do Brasil – o primeiro jogo é sexta-feira (5), contra a Colômbia, em Miami, e o segundo na terça-feira (9), ante o Equador, em Nova Jersey.
Maicon e Neymar estavam cotados, por motivos distintos. Segundo noticiou o site “Globoesporte.com” na noite desta quarta (3), Dunga anunciará Neymar.
Mas por que será ele?
Há dois perfis de capitães que Dunga utilizou em sua primeira passagem como treinador do Brasil, entre 2006 e 2010: o experiente, que era o seu caso quando jogador nas Copas de 1994 e 1998, e o craque.
A preferência é pelo experiente, que tenha autoridade para dar broncas e ser o “Dunga” dentro de campo, perfil que se encaixava no zagueiro Thiago Silva, mas que não pôde ser convocado porque está machucado.
Aí entrou a chance de Neymar ganhar a tarja.
Outro zagueiro, Lúcio, hoje no Palmeiras, era o capitão da primeira era Dunga como treinador, inclusive na Copa de 2010, na África do Sul, com o volante Gilberto Silva como “sub”.
Mas quando estes dois não estavam em campo, o técnico chegou a dar a tarja para jogadores com perfil diferente, as superestrelas, como Ronaldinho Gaúcho, Kaká e, na época, Robinho.
Em 22 de agosto de 2007, num amistoso contra a Argélia, na França, o Brasil venceu por 2 a 0 com um time cheio de novatos, e Robinho, aos 23 anos, foi o capitão. Neymar tem 22 anos.
“Se o Dunga quiser que eu seja o capitão, posso ser. Tenho experiência com o grupo. Mas tem o David Luiz, pela experiência também. E o Neymar pelo que representa para o grupo”, disse Robinho.
Neymar tem a admiração de todos no elenco, que carinhosamente o chamam de “Ney”. Antes tímido, era um dos mais falantes dentro de campo na Copa do Mundo em cobranças aos companheiros. Do jeito que Dunga gosta.
Do time que deve enfrentar a Colômbia, Maicon é o mais velho aos 33 anos – e foi capitão em um jogo com Dunga na primeira passagem. Estava cotado pelo perfil experiente.
Já Robinho é o que mais esteve em campo neste grupo com a camisa amarela, 90 jogos, mas no esboço do primeiro time escalado por Dunga o jogador do Santos foi reserva, o que inviabiliza receber a tarja.
David Luiz foi o capitão quando Thiago Silva se machucou na Copa, é zagueiro como Lúcio, mas Dunga quer evitar neste início de trabalho expor demais o jogador que, carismático, principalmente com as crianças, foi o protagonista da seleção na Copa, ao lado de Neymar.
O treinador quer priorizar a equipe ao individual, como já disse.