Dunga só convoca um clone e vai priorizar a posse de bola
19/08/14 13:13Do Rio – Na primeira lista de convocados de Dunga na sua segunda passagem pela seleção, somente um jogador pode ser comparado a ele quando volante.
Luiz Gustavo é o atleta com característica de primeiro volante, o que destrói. Os demais jogadores de meio de campo sabem “jogar”, como é normal se referir a meias que podem marcar, mas também têm qualidade para tocar a bola e atacar.
Ramires, Willian, Fernandinho e Oscar estiveram na Copa do Mundo, e participaram do vexame dos 7 a 1 sofridos para a Alemanha, a pior derrota da história da seleção. Mas é inegável que sabem jogar e tocar a bola, o que deve ser a obsessão de Dunga nesse início de trabalho.
Marcar, sim. Mas com jogadores que, quando recuperarem a bola, saibam armar um contra-ataque.
O time deve jogar sem um centroavante fixo nesse início de trabalho, o que demonstra que haverá movimentação constante no setor ofensivo. Isso beneficia Neymar, que pode ficar mais próximo do gol (mas não ouse dizer a Dunga que Neymar será o “falso nove”).
Para o treinador é preciso mudar o conceito de futebol. Ele quer mobilidade e jogadores que saibam que podem ter apenas 45 minutos para mostrar serviço na seleção. Esse é o requisito para jogar neste time.
O Brasil enfrentará a Colômbia, dia 5 de setembro, em Miami (EUA), e o Equador, dia 9 de setembro, em Nova Jersey (EUA).
VEJA A LISTA DE CONVOCADOS:
GOLEIROS
Jefferson – Botafogo
Rafael Cabral – Napoli
ZAGUEIROS
David Luiz – PSG
Marquinhos – PSG
Gil – Corinthians
Miranda – Atlético de Madri
LATERAIS
Maicon – Roma
Filipe Luis – Chelsea
Alex Sandro – Porto
Danilo – Porto
MEIO CAMPO
Luiz Gustavo – Wolfsburg
Elias – Corinthians
Fernandinho – Manchester City
Ramires – Chelsea
Éverton Ribeiro – Cruzeiro
Oscar – Chelsea
Ricardo Goulart – Cruzeiro
Willian – Chelsea
Philippe Coutinho – Liverpool
ATACANTES
Diego Tardelli – Atlético Mineiro
Neymar – Barcelona
Hulk – Zenit