Os erros de Felipão
11/07/14 09:47De Teresópolis – Jogadores falharam na campanha brasileira, principalmente no massacre do Mineirão (7 a 1 Alemanha).
Mas Luiz Felipe Scolari falhou em pontos importantes e que explicam, em parte, o fracasso brasileiro nesta Copa:
– Não conseguiu controlar o emocional dos jogadores por estarem atuando em casa. Trabalho psicológico não identificou a instabilidade em alguns atletas, como Thiago Silva, o capitão da equipe.
– Lista de convocados tinha buracos, com meio campistas demais e atacantes de menos.
– Demorou para mexer no time base campeão da Copa das Confederações. Jogadores, como Paulinho, não fizeram boa temporada e iniciaram a Copa como titulares.
– Obsessão por montar uma “família” fez com que não testasse opções nos amistosos após a Copa das Confederações. Fechou com esse grupo e foi com ele até o fim.
– Só que a família não esteve tão fechada como em 2002, ano do penta. Logo ainda no segundo jogo, contra o México, Felipão e Hulk tiveram uma rusga porque o jogador disse que tinha condições de jogar, sem dor, mas ficou fora do time.
– Felipão optou por convocar um time inexperiente em Copas, somente seis dos 23 jogadores já tinham disputado um Mundial.
– Isolamento no CT da Granja Comary, em Teresópolis, foi parcial. Patrocinadores, convidados da CBF, familiares de jogadores e até de jornalistas tinham acesso aos atletas.