O meio de campo é o quebra-cabeça para montar pré-Copa
26/05/14 08:45De Teresópolis – O goleiro é Júlio César, a dupla de zaga é Thiago Silva e David Luiz, os laterais Daniel Alves e Marcelo e o ataque tem Hulk, Fred e, claro, Neymar.
Esses oito são titulares de Felipão para a Copa e podem perder a posição com o decorrer dos treinamentos, amistosos e jogos na Copa. Mas hoje esses atletas correm menos risco do que o trio do meio de campo, a posição que está mais em aberto para mudanças neste início de preparação para o Mundial.
Luiz Gustavo é o mais seguro, como primeiro volante e “homem para caçar os rivais”. Mesmo tendo trocado o poderoso Bayern de Munique pelo médio Wolfsburg, ambos alemães, o jogador tem a confiança de Felipão.
Tanto que o treinador não convocou um primeiro volante nato para sua reserva – Lucas Leiva, o candidato, perdeu a vaga para Fernandinho, que originalmente é meia e tem boas atuações como segundo e primeiro volantes.
Mas Paulinho e Oscar não estão tão seguros assim. Um mês atrás, a situação de Paulinho era até pior. Reserva no Tottenham, treinando como primeiro volante, mais próximo da área brasileira do que do adversário, ele chegou a reclamar publicamente de estar fora do time e atuando em posição que não lhe agrada.
Na reta final do Inglês, porém, voltou a jogar. E Paulinho é considerado por Felipão um volante finalizador, aquele jogador que pode chegar com força no ataque. É um dos preferidos do técnico, mas vai precisar mostrar nos treinos que tem ritmo para aguentar uma Copa.
Oscar é o grande mistério deste time. De elogiado por Mourinho, perdeu a vaga de titular com uma lesão muscular. Mesmo assim ficava no banco, o que torna a lesão bem estranha. Depois de tudo isso, ainda teve o desempenho criticado pelo técnico do Chelsea, José Mourinho.
Willian é seu reserva imediato, mas também há Hernanes e Ramires. A disputa estará aberta a partir desta segunda-feira (26).
Veja também as análises de:
MEIAS
Luiz Gustavo, 26 anos
Jogos na seleção: 17
Gols na seleção: 1
Convocações: 23
Jogos com Felipão: 15
Gols com Felipão: 1
Paulinho, 25 anos
Jogos na seleção: 25
Gols na seleção: 5
Convocações: 30
Jogos com Felipão: 17
Gols com Felipão: 3
Oscar, 22 anos
Jogos na seleção: 29
Gols na seleção: 9
Convocações: 32
Jogos com Felipão: 17
Gols com Felipão: 5
Willian, 25 anos
Jogos na seleção: 5
Gols na seleção: 1
Convocações: 5
Jogos com Felipão: 3
Gols com Felipão: 1
Ramires, 27 anos
Jogos na seleção: 41
Gols na seleção: 4
Convocações: 50
Jogos com Felipão: 8
Gols com Felipão: 1
Fernandinho, 29 anos
Jogos na seleção: 6
Gols na seleção: 1
Convocações: 10
Jogos com Felipão: 1
Gols com Felipão: 1
Hernanes, 29 anos
Jogos na seleção: 23
Gols na seleção: 2
Convocações: 31
Jogos com Felipão: 15
Gols com Felipão: 1