Ao chamar Maicon, Felipão abre concorrência na lateral direita
21/05/14 09:32De São Paulo – Ao optar pela experiência de Maicon, Felipão abriu forte concorrência na lateral direita da seleção brasileira para a Copa do Mundo.
Daniel Alves é o titular do Barcelona, o que já o credencia a ser tranquilamente o dono da camisa 2 da seleção. Mas ele também é um dos atletas mais carismático do grupo convocado.
Difícil não gostar de uma pessoa que não tem vergonha de se vestir com uma cartola em uma apresentação para um simples amistoso (e não foi apenas uma vez).
Maicon foi o titular de Dunga na Copa de 2010. E tem jogado bem na Roma, como também jogou bem quando teve chance com Felipão, depois da Copa das Confederações.
No evento-teste para a Copa, o reserva da lateral direita foi um volante, Jean, do Fluminense. Logo após o torneio Felipão deu oportunidade a Maicon, mas ele não era e não é ainda unanimidade na comissão técnica.
Por isso Felipão testou Rafinha, do Bayern de Munique, no amistoso contra a África do Sul, em março, e gostou. Não só do jogador dentro de campo, mas também fora dele.
As ressalvas com Maicon não são dentro de campo, mas fora dele. Há quem avalie que ele não é um jogador de grupo e que pode reclamar se realmente ficar na reserva. Lucas, do PSG, perdeu pontos com Felipão ao ficar de bico com a reserva na Copa das Confederações. E vai ter que ver a Copa pela TV.
Parreira, o coordenador técnico, preferia Rafinha, mas Felipão é quem decide e ele pesou a experiência de Maicon. Ele já jogou uma Copa, e em uma equipe com poucos atletas com essa experiência (seis com o lateral), vale arriscar, pensou o técnico.
Se Maicon treinar bem, vai ameaçar Daniel na direita. Já na esquerda, é improvável que Marcelo perca a vaga para Maxwell.
De qualquer maneira, Felipão tem em Maxwell um atleta experiente, com 32 anos, e uma indicação de peso do capitão e homem de confiança da seleção. Thiago Silva, companheiro de Maxwell no PSG, avalizou a convocação.
Veja a análise sobre os goleiros.
LATERAIS
Daniel Alves, 31 anos
Jogos com a seleção: 74
Gols com a seleção: 5
Convocações: 97
Jogos com Felipão: 8
Gol com Felipão: 0
Maicon, 32 anos
Jogos com a seleção: 66
Gols com a seleção: 6
Convocações: 47
Jogos com Felipão: 4
Gols com Felipão: 1
Marcelo, 26 anos
Jogos com a seleção: 30
Gols com a seleção: 4
Convocações: 47
Jogos com Felipão: 13
Gol com Felipão: 0
Maxwell, 32 anos
Jogos com a seleção: 7
Gol com a seleção: 0
Convocações: 9
Jogos com Felipão: 7
Gol com Felipão: 0