Júlio César foi reserva em 2ª divisão e joga no Canadá. E daí?
16/05/14 13:31De São Paulo – Se tem uma posição que Felipão rejeita testes é o gol.
Não é surpreendente então ele ter convocado três goleiros experientes para defender o Brasil na Copa. Júlio César tem 34 anos, Jefferson e Victor, 31.
Esqueça, portanto, aquela história de que o terceiro goleiro precisa ser jovem, para sentir o “clima” da Copa e se preparar para Mundiais futuros, como foram os casos de Emerson Leão em 1970 e Dida, em 2006.
Felipão quer (e precisa) ganhar essa Copa. 2018 na Rússia e 2022 no Qatar, provavelmente, não serão seus problemas.
Para a Copa de 2002, ele levou três goleiros experientes. Marcos, Dida e Rogério Ceni também eram os melhores do país naquela ocasião. Desta vez há dúvidas se Júlio César é realmente o melhor.
Ele ficou quase uma temporada toda na reserva do modesto Queens Park Rangers, clube inglês que estava na segunda divisão. Quando ouviu da comissão técnica da seleção que precisava jogar para ir à Copa, ligou para um ex-companheiro seu no Queens, o neozelandês Ryan Nelsen, e pediu uma chance no Toronto FC.
Ouviu um sim, cruzou o Atlântico e hoje joga na MLS, a liga profissional dos EUA, que costuma ser interessante para atletas veteranos, em fim de carreira, que querem o último bom contrato para desfrutarem de uma cômoda aposentadoria.
Não é o caso de Júlio, que quer jogar uma Copa. Mais que isso, quer jogar uma Copa em sua casa. E mais ainda, quer vencer um Mundial.
Como está jogando, por mais que seja em uma liga que não tem um nível técnico bom, Júlio César será o titular de Felipão e há mínimas chances de isso mudar no decorrer da preparação para o Mundial, ou até após os jogos começarem.
Jefferson e Victor estão em melhores fases? Provavelmente. Mas Júlio tem duas Copas no currículo, uma delas como titular, e terá à sua frente um setor defensivo que tem seus quatro jogadores (Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo) estreando como titulares na Copa (Daniel jogou partidas na Copa de 2010 como titular, mas no meio de campo). Júlio também é um dos capitães eleito pelo técnico, junto com Thiago Silva, David Luiz e Fred.
Felipão não vai querer outro novato no gol.
GOLEIROS
Júlio César, 34 anos
Jogos pela seleção: 78
Gols tomados: 56
Convocações: 116
Jogos com Felipão: 14
Gols sofridos com Felipão: 12
Jefferson, 31 anos
Jogos pela seleção: 9
Gols tomados: 4
Convocações: 43
Jogos com Felipão: 3
Gols sofridos com Felipão: 1
Victor, 31 anos
Jogos pela seleção: 6
Gols tomados: 1
Convocações: 30
Jogos com Felipão: 1
Gols sofridos com Felipão: 0