Os titulares na berlinda e por que Felipão convocou Hernanes
14/05/14 16:17De São Paulo – Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho, Ramires, Hernanes, Willian, Oscar, e até Bernard.
Felipão vai olhar para o gramado durante os treinamentos para a Copa do Mundo e ver muitas opções para escalar seu meio de campo, o que não acontece com seu setor ofensivo, como está explicado neste texto.
Ao inchar o meio de campo, Felipão abre possibilidades de mudanças no setor. Dos três jogadores que começarão a preparação dia 26 de maio como titulares, com base nas últimas partidas, apenas Luiz Gustavo não passa por turbulência física e técnica.
Paulinho, e agora Oscar, iniciarão os treinamentos para o Mundial em xeque. O primeiro passou boa parte na temporada na reserva e jogando como primeiro volante, função que ele mesmo admite não gostar de fazer.
Na seleção Paulinho é praticamente um meia armador, com obrigação de marcar, mas também com muita liberdade para ser homem surpresa (nem tão surpresa nos último jogos, é verdade) no ataque.
Oscar fez um ótimo início de temporada pelo Chelsea, no segundo semestre de 2013, e foi elogiado pelo exigente José Mourinho. Seis meses depois, o mesmo Mourinho reclamou que Oscar mostrou irregularidade na segunda parte da temporada. E o colocou na reserva.
Para piorar, Oscar convive com lesão muscular e chegará à seleção com praticamente um mês sem dores em atividades físicas.
O substituto para Paulinho pode ser Fernandinho, que joga de primeiro, mas também de segundo volante no Manchester City. O de Oscar é Willian, seu parceiro no Chelsea e que foi titular quando ele estava na reserva.
Mas observe a convocação de Hernanes. Nas semanas que antecederam a convocação, muito se falou (inclusive neste blog) sobre a disputa entre Robinho e Hernanes pela 23ª vaga entre os convocados.
Felipão teve essa dúvida em algum momento, e isto é uma informação, não palpite. Mas Hernanes ganhou a vaga quando o treinador percebeu que seus principais jogadores de meio de campo passam por problemas.
Hernanes pode jogar na posição de Paulinho, na de Oscar e até na de Hulk, se o treinador optar por um meio de campo mais conservador, com quatro jogadores que possam marcar.
Se Felipão for trocar seu time ideal para a estreia contra a Croácia, dia 12 de junho, Paulinho e Oscar estão na berlinda. E vale ficar bem de olho em Hernanes.