A lista que não vale nada
13/05/14 16:20De São Paulo – Imagine o pior cenário para a seleção: Neymar se machuca gravemente na preparação para a Copa e tem que ser cortado.
Pela lista de sete “reservas” que a CBF divulgou nesta terça-feira, 13 de maio (veja qual é aqui), Alan Kardec, ex-Palmeiras e agora no São Paulo, é o único atacante presente. Mas ele não seria o escolhido para substituir Neymar.
Kardec é centroavante, opção a Jô e Fred. Se perder Neymar, Felipão buscaria outras opções. Então Felipão errou ao não colocar essa opção entre os sete? Não, claro que não.
Porque essa lista de 30 é uma ilusão criada pela Fifa. A entidade quer valorizar seu show e tenta de tudo para isso. Que tal, pensou um engravatado na última Copa, inventarmos duas listas, uma de 30 e a final de 23, e nesse período de 17 dias criarmos um suspense sobre quem será cortado?
Não colou. A CBF, por exemplo, já divulgou os 23 eleitos. E Felipão nem queria revelar os sete que teoricamente são os suplentes, mas é obrigado a isso. Se a CBF não colocasse em seu site hoje, a Fifa o faria daqui a três dias.
Então estar entre esses sete reservas não significa jogar a Copa em caso de problema com algum dos 23 convocados? Não.
Até 2 de junho, os 23 precisam sair dos 30 enviados hoje. Depois disso, Felipão pode chamar quem ele quiser até 24 horas antes da estreia na Copa, ou seja, dia 11 de junho (o jogo contra a Croácia será dia 12).
Imagine que Neymar se machuque dia 31 de maio, em um treino na Granja Comary, base da seleção em Teresópolis-RJ. No dia 2 a CBF envia a lista com ele, e no dia 3 o corta e chama qualquer outro jogador que Felipão imagine que possa substituí-lo melhor.
Claro que destes sete há aqueles que serão os escolhidos se houver problema com os titulares. Cavalieri é a opção certa para o gol, como Miranda é para a zaga.
Mas imagine que Oscar ou Willian tenham problemas. Lucas é o meia “reserva”, mas está longe de ter a característica de armador. Portanto, Felipão poderia optar por um outro meia.
E Robinho, cadê? O jogador esteve cotado para jogar a Copa, e nem aparece entre os reservas? Esta é fácil: é muito mais simples colocar Kardec na “espera”, que jamais foi convocado por Felipão, do que Robinho, que poderia criar um certo clamor por ter sido esquecido.
Mas, como já explicado, nada impede que, em caso de problema, até às 17h de 11 de junho, Felipão chame Robinho. E deixe Kardec fora.