Na Copa do Mundo da Fifa o árbitro veste azul, e a seleção brasileira branco
25/04/14 15:53De São Paulo – Na Copa de 1950, o Brasil jogou todo de branco. Perdeu do Uruguai na final e o conjunto foi amaldiçoado para sempre.
Uma consulta popular no ano seguinte escolheu a camisa amarela e os calções azuis como uniforme da seleção e foi vestido assim que o Brasil venceu as finais das Copas de 1962, 1970, 1994 e 2002, neste último com meia azul.
Só em 1958, ano do primeiro título, o Brasil jogou de camisa azul e short branco porque os suecos, donos da casa, também usavam camisa amarela.
Se a Fifa de 1958 fosse a Fifa de 2014, ou o Brasil não poderia vestir camisa azul ou a Suécia não teria calções azuis. A entidade exige agora que não pode haver repetição de cores no uniforme dos times que se enfrentem, nem na roupa do trio de arbitragem.
Antigamente, árbitro vestia preto e tinha uma camisa amarela reserva. Hoje, a Fifa aderiu ao mundo fashion e árbitro na Copa do Mundo veste azul, verde e vermelho. E se o árbitro está de azul, esqueça ver qualquer peça desta cor no uniforme da seleção brasileira.
Na quinta-feira, a Fifa anunciou as cores do uniforme que cada seleção usará nos jogos da primeira fase da Copa. O Brasil, que joga em casa depois de mais de 60 anos, só vai desfilar o conjunto tradicional camisa amarela, calção azul e meia branca uma vez, contra o México.
Nas outras duas vestirá o short branco, como na final da Copa das Confederações do ano passado, ante a Espanha.
Contra a Croácia porque os croatas jogarão todo de azul. Mas por que os croatas não jogam com seu uniforme tradicional, o vermelho e branco quadriculado, que não tem nada de amarelo ou azul?
Bingo! Porque a camisa do árbitro será vermelha.
Contra Camarões, que tem verde e vermelho como cores, o Brasil vestirá calção branco porque o árbitro estará de azul.
Dependendo de qual seleção o Brasil enfrentar nas fases posteriores, pode ser que o tradicional amarelo e azul só seja usado uma vez na Copa toda. E talvez o árbitro de uma eventual decisão no Maracanã vista o azul.