Um titular de Felipão ameaçado antes da Copa do Mundo
19/04/14 12:33De São Paulo – Paulinho tem jogado no Tottenham menos do que Felipão gostaria. Mas esta não é nem a maior preocupação do treinador com relação a seu volante titular na seleção.
Preocupa mais a comissão técnica os jogadores atuarem fora de suas posições.
Paulinho, que estava na reserva e agora volta a ganhar oportunidades, é primeiro volante para o treinador Tim Sherwood. Na seleção, e no Corinthians, Paulinho brilha(va) como segundo volante, quase um meia, utilizando sua velocidade para chegar ao ataque e finalizar.
José Mourinho gosta de David Luiz como volante, não como zagueiro. Pode parecer incoerente detestar mais ver atletas fora de suas posições originais do que na reserva, mas para a comissão técnica do Brasil não é.
Se o jogador não estiver em campo, evita lesão e se desgasta menos. Em Copa, a seleção que tem os jogadores menos cansados tende a se dar melhor.
O problema é que mesmo na reserva, Paulinho treina como primeiro volante. Para Felipão, é muito ruim ter seus principais atletas, a menos de dois meses da Copa, se adaptando a novas funções e, daqui a pouco, ter que readaptar às antigas.
Neymar, o craque da seleção, joga como ponta no Barcelona. Aberto, pela esquerda ou direita, rende menos do que poderia, e está mais afastado do gol.
Na seleção, Fred é o centroavante, mas Neymar tem liberdade para encostar no 9 e criar as jogadas. No Barcelona, Messi é quem tem liberdade para fazer o que quiser.
Neymar não perderá a titularidade, mesmo se sua readaptação demorar. É o craque e camisa 10.
Já Paulinho tem um concorrente em ótima fase: Fernandinho. Hoje, se tem um titular da seleção ameaçado às vésperas da Copa, é Paulinho.