Tour pela Europa convoca e tranquiliza jogadores da Copa
11/04/14 11:04De São Paulo – O técnico Felipão, o coordenador Parreira e o auxiliar Murtosa estiveram na Europa acompanhando alguns jogos de times europeus que contam com brasileiros “convocáveis”, mas também aproveitaram para tranquilizar alguns desses jogadores em encontros privados.
Por que tranquilizá-los? Nas reuniões, a comissão técnica garantiu a esses atletas que eles estarão na lista que será divulgada dia 7 de maio e que não precisam se preocupar se estão na reserva, ou se estão sendo aproveitados em seus clubes em posições diferentes daquelas que jogam na seleção.
Paulinho é banco no Tottenham. E estará convocado. Ouviu isso de Parreira quando se encontraram em Londres, em evento de patrocinador da CBF.
Luiz Gustavo foi outro tranquilizado ao se encontrar com a comissão em Munique. O volante deixou o poderoso Bayern de Munique, e junto com isso espaço na mídia, para se “esconder” no Wolfsburg, equipe média alemã. Mesmo fora da TV, tem sido acompanhado pela comissão e está convocado.
Os contatos com os atletas ocorreram preferencialmente em hotéis ou restaurantes. Houve contato nos treinos apenas quando houve convite. Parreira foi convidado por Dante, zagueiro que estará na Copa, para ir ver um trabalho do Bayern.
Pôde conhecer e conversar com Pep Guardiola, o técnico badalado do momento. Na Alemanha, Rafinha, também do Bayern, participou de uma refeição com a comissão técnica.
Não há relato se ele foi “convocado” no encontro, mas hoje é o favorito para ser reserva de Daniel Alves na Copa, ocupando espaço de Maicon.
Felipão e Parreira também assistiram a jogos de atletas que podem ser “surpresa” na lista e observaram potenciais rivais. Abaixo um resumo:
Barcelona 1 x 1 Atlético de Madrid – Miranda, do Atlético, fez uma grande partida. O zagueiro pode ser a grande surpresa de Felipão na lista. O treinador gostaria que o quarto homem da zaga soubesse jogar de primeiro volante, o que Miranda não faz. Mas David Luiz faz…
PSG 3 x 1 Chelsea – Marquinhos, outro cotado para a última vaga da zaga, ficou no banco. Maxwell, o reserva da lateral esquerda, atuou bem. Thiago Silva e o quarteto do Chelsea Willian, David Luiz, Oscar e Ramires estão garantidos na Copa.
Bayern de Munique 3 x 1 Manchester United – Dante foi titular, e Rafinha entrou no segundo tempo na vitória do Bayern sobre o United. A comissão técnica aproveitou também para analisar o time que é a base da seleção alemã, possível rival na Copa.
Dois jogos que só Parreira assistiu:
West Ham 1 x 2 Liverpool – Philippe Coutinho iniciou o jogo como titular no Liverpool, depois foi substituído por Lucas Leiva. Coutinho, em boa fase, joga na mesma função de Oscar e William, portando tem mínimas chances. Lucas se recuperou de lesão, e jogou muito bem. Se Felipão optar por levar um reserva direto para Luiz Gustavo, será ele ( Fernandinho, que será chamado, poderia fazer também essa função).
Chelsea 3 x 0 Stoke City – Outro jogo do time que cederá mais atletas à seleção, mas Oscar e Ramires foram poupados e só William foi titular (David entrou na etapa final).
ATUALIZAÇÃO – Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, Felipão está acompanhando Schalke 04 x Eintracht Frankfurt, na Alemanha. Não há brasileiros em campo, mas Felipão avisou que também gostaria de ver jogadores que podem ser rivais da Seleção na Copa. O camaronês Matib, titular do terceiro adversário brasileiro na Copa, está em campo.