Zagueiro que fechará lista da Copa terá de saber jogar como volante
18/03/14 09:56De São Paulo – Thiago Silva, David Luiz e Dante estão na Copa do Mundo. Falta saber quem será o quarto homem da zaga e esta pode ser uma posição que cause surpresa na convocação final para a Copa do Mundo, dia 7 de maio, no Rio.
Pode causar surpresa porque Felipão imagina uma característica específica para este zagueiro: que ele possa também jogar de primeiro volante.
São 19 jogadores garantidos no Mundial, e o blog avalia as quatro dúvidas de Felipão. As possibilidades sobre o terceiro goleiro e a disputa para a reserva da lateral direita iniciaram a série.
Felipão deve levar somente um atleta que tenha como característica principal a de jogar como primeiro volante, logo na frente dos zagueiros. Luiz Gustavo, do Wolfsburg, é esse jogador.
No amistoso contra a África do Sul, dia 5 de março, Felipão testou Fernandinho na função. E gostou. Fernandinho tem jogado desta maneira no Manchester City, mas também pode ser opção como segundo volante, na vaga de Paulinho. É o volante dois em um que garantiu sua ida à Copa.
Lucas Leiva, do Liverpool, era o reserva imediato de Luiz Gustavo, mas perdeu espaço ao se machucar. Com Fernandinho, Felipão percebeu que pode levar apenas um primeiro volante. Mas para isso precisa ter opções caso Luiz Gustavo se machuque, e não pode ser apenas Fernandinho.
David Luiz é uma opção para jogar de volante, mas ele é titular da zaga, ao lado de Thiago Silva. Tirá-lo da defesa para colocá-lo no meio resultaria em duas mudanças, já que Dante o substituiria. Por isso o quarto homem da zaga ganha importância se souber jogar como volante
POLIVALENTE
Felipão levou Réver como quarto homem da zaga na Copa das Confederações. Ele atuou como volante no Atlético-MG, mas não se adaptou e está descartado para a Copa do Mundo (apesar de ter encontrado o treinador no Carnaval do Rio e ter feito seu lobby).
Observe então os três zagueiros que Felipão testou pós-Copa das Confederações, Dedé (Cruzeiro), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Henrique (Napoli). O primeiro não joga de volante. Os outros dois, sim.
Marquinhos hoje é o favorito para entrar na lista. É jovem, e foi bastante usado como volante no Corinthians, clube que o revelou em 2012.
Henrique é homem de confiança de Felipão. E foi muito bem como volante em 2012 com o técnico, no título da Copa do Brasil pelo Palmeiras, mas ele está atrás de Marquinhos na fila da convocação.
Com o pré-requisito de jogar como volante, Dedé perde espaço. Mas é preciso prestar atenção também em outro jogador. Miranda, do Atlético de Madrid, tem atuado muito bem na Espanha. E pode fazer a função de terceiro-zagueiro-volante que Felipão tanto gosta.