Volante dois em um e recado de Felipão mexem as peças da convocação
05/03/14 19:43De Johannesburgo – Felipão disse duas vezes em Johannesburgo, onde o Brasil venceu facilmente a frágil África do Sul por 5 a 0: tem 95%, ou um pouco menos, 90%, do grupo que vai à Copa fechado.
A conta é simples: com 90% de uma lista de 23 jogadores definida, sobram duas vagas. Se for 95%, apenas uma.
O último amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo, que será em 7 de maio, no Rio, deu algumas pistas sobre as vagas que restam:
– Por que Felipão testou Rafinha? Para ter uma terceira opção, caso perca Daniel Alves ou Maicon por lesão é uma teoria. Mas chamou a atenção essa frase do treinador na entrevista que concedeu após o jogo em Johannesburgo: “Gostei muito. O Rafinha é simples, participativo, equilibrado”. Recado a Maicon?
– Fernandinho foi testado em duas funções. No tempo inicial, como primeiro volante, para ser opção caso haja problema com Luiz Gustavo. Na etapa final, no lugar de Paulinho, como segundo volante, mais avançado. Fernandinho conversou com Felipão explicando que tem atuado nas duas posições no Manchester City. Com Fernandinho, o técnico tem um reserva para Luiz Gustavo e também para Paulinho. Volante dois em um, que barraria Hernanes e abriria vaga para mais um atacante. Robinho.
– Daniel Alves jogou na lateral esquerda no segundo tempo, já que Felipão queria observar Rafinha o tempo todo na direita e não levou reserva para Marcelo. Isso fez aparecer a teoria de que Felipão poderia levar apenas Marcelo, sem um reserva para a esquerda para abrir vaga em outra função. O técnico rejeitou e garantiu que levará dois jogadores para cada posição. Maxwell parece dentro.
As dúvidas de Felipão podem ser Maicon ou Rafinha, Diego Cavalieri ou Victor como terceiro goleiro, e Dedé ou Marquinhos como quarto homem para a zaga. Fernandinho parece dentro. Rafinha tem mais chances hoje do que ontem.